top of page

Apóstolo Paulo

Nome: Seu nome em hebraico era שָׁאוּל/Sha’ul, (que significa ‘o que se pediu, o que se orou por’) em grego Σαούλ/Saul ou Σαῦλος/Saulos, nome que divide com outro com outro israelita, o primeiro rei de Israel/ Yisra'el, o rei Saul, quanto ao nome Paulo/ Παῦλος, muitas teorias são levantadas, mas é certo que era um sobrenome comum aos romanos, Paulo também cidadão romano, assim, acreditasse que esse era seu nome latim/romano.

Aparência: Não há nada referente a aparência de Paulo na bíblia, entretanto no apócrifo “Os Atos de Paulo” datado entre os anos 185-195 d.C. que narra os feitos de Paulo no contexto de uma grande viagem. O mais curioso é a descrição física que apresenta do Apóstolo: “Homem de pequena estatura, calvo e de pernas tortas, porte nobre, sobrancelhas espessas e um nariz pequeno e pouco saliente” (3,2). Mas é bom salientar que como apócrifo não é uma fonte confiável... para saber nosso parecer acerca dos apócrifos... click no link

image.png

Família: Não era só o nome que o ligava ao rei Saul, ambos nasceram na tribo de Benjamim/Benyamin (Rm 11.1 / Fl 3.5). Paulo nasceu em Tarso/Tarsus, foi uma cidade na região da Cilicia, uma antiga região na costa sul da Ásia Menor onde hoje é a Turquia, (At 9.11/ At 21.39/ At 22.5), em uma família judaica que possuía cidadania romana.

image.png
image.png

Formação e Religiosidade: Paulo vivia em Tarso, mas foi levado a Jerusalém/Yerushalayim, onde recebeu instrução desde a infância acerca da Lei e das tradições com o mestre da Lei/Torah o fariseu/parush Gamaliel/Gamali’el, portanto Paulo era um fariseu, zeloso das tradições e da Lei/Torah. Como fariseu, perseguiu os ‘do Caminho’ ou ‘seita dos nazarenos’, como eram conhecidos os seguidores de Jesus/Yeshua, (At 9.2/ At 24.5-16) que no seu entendimento, ensinavam e praticavam atos contra a Lei e as tradições.

image.png
image.png
image.png

Status: Acreditasse que Paulo vinha de uma família de classe média/alta, dentro da sociedade judaica, com cidadania romana, portanto poderes aquisitivos mais elevados que maioria dos judeus. Como participante da seita dos fariseus tinha prestígio da sociedade judaica, entre os fariseus era reconhecido por evoluir mais que outros de sua idade no aprendizado da Lei e das tradições, o seu empenho e zelo o fez perseguir os do Caminho. conforme se empenhava nessa perseguição, conseguia ainda mais prestígio e apoio entre a sociedade judaica. Ao ser chamado pelo Messias no caminho de Damasco, passou a ser um daqueles que, antes perseguia, perdendo todo o status e prestígio dentro da sociedade judaica. Ele mesmo passa a considerar todo esse prestígio e status anterior como lixo, esterco. Entre os do Caminho, a princípio, Paulo era visto com desconfiança, dado seu status e atos anteriores, mas logo é aceito, principalmente ao gentiu/goym. (At 9).

História e trajetória

Atualizando

bottom of page