top of page

Os Fariseus

Os fariseus/p’rushim’  foi de uma seita/partido judaica, eles  afirmavam que, além da Torah escrita, Moisés também havia deixado tradições orais que não foram escritas na época a Torah she-be-‘al peh / A Torah que está na boca. Esses ensinamentos haviam sido dados aos Anciãos que estavam no Monte Sinai e ensinaram a cada geração até seus descendentes. Para os fariseus A Lei Oral era a chave para a interpretação da Lei Escrita.

image.png
image.png

Origem dos  Fariseus

Com o ataque do exército da Babilônia/Bavel a Jerusalém em 597 a.C parte do povo, os mais capazes, foram levado em cativeiro, incluindo o então rei de Israel, Joaquim/Y’hoyakim, assim os tirando a soberania política, o rei da babilônia Nabucodonosor/N’vukhadnetzar II, colocou Matanias/Matanyah no posto de rei, claro, debaixo do poder da babilônia, cerca de 11 anos depois em 587 A.C Matanyah se rebela, e o exército da babilônia cria um cerco a Jerusalém, em 586 a.C  eles invadem e destrói os muros da cidade, o palácio e o templo, assim o destruindo, tirando o poder religioso de Judá, não havendo mais templo, nem sacerdócio levítico. A arca da aliança é ‘perdida’ todos os utensílios e ritualísticas são ‘paralisadas’ restando aos sobreviventes exilados, durante cerca de 70 anos, apenas o que era passado de pai para filho.

No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa. Libertando os Judeus do exilio e o retornando a Jerusalém, os persas pelos gregos em 530 a.C, e nesse período a cidade de Jerusalém é reconstruída, e iniciada a reconstrução do templo.  É nesse período, conhecido como "sectarismo judaico" que vários grupos de judeus formavam seitas ou facções dentro do corpo religioso, os mais famosos; Fariseus e Saduceus/Tz’dukim, estes dois eram os maiores em poder e influência dentro da sociedade judaica.

Quando Alexandre morreu, em 323 a.C., seu império foi dividido entre seus generais durante as Guerras dos Diádocos. Um desses generais, Seleuco I Nicátor, fundou o Império Selêucida na região da Síria. Em 167 a.C., o Selêucida Antíoco IV Epifânio (r. 175-164 a.C.), tornou ilegais os costumes judaicos, o que resultou na revolta dos Macabeus, liderada pela família dos Asmoneus, quando os judeus conseguiram repelir os gregos e estabelecer seu próprio reino.

História e trajetória

Atualizando

bottom of page